terça-feira, 10 de junho de 2014

Exercícios sobre a Alta Idade Média no Ocidente e no Oriente

Temas da Alta Idade Média: a formação do feudalismo, nascimento e expansão do islamismo e o poder da Igreja
Para aquecer a mente... um vídeo sobre a estrutura e funcionamento da sociedade feudal.

Com base no texto abaixo, que se refere ao Islamismo, responda as questões 01 e 02.
A religião pregada por Maomé fundia elementos cristãos e judaicos com tradições puramente árabes. O resultado foi expresso no Corão de uma maneira considerada definitiva. O muçulmano passou a exprimir-se nos domínios da arte e do pensamento de acordo com a tradição de onde vivia. Os árabes trouxeram muitos de seus elementos para o mundo cristão europeu.
(Adaptado de ESPINOSA, Fernanda. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1991, p. 89 e 107.)
1. Cite dois princípios fundamentais da crença islâmica.
Cinco orações diárias; peregrinação à Meca uma vez na vida; jejum de Hamadã; participar da Guerra Santa (Jihad); doar esmolas; não consumir bebidas alcoólicas.

2. Explique a influência da religião islâmica na política da Península Arábica, por volta do século VII d.C.
O Islamismo estimulou a centralização do poder: as tribos árabes, que tinham poder descentralizado, passaram a ser governadas pelos sucessores do Profeta, os califas.

3. O texto a seguir explica o significado de trabalho manual para os homens que viviam na época do feudalismo. Leia-o atentamente e, depois, responda a questão.
Conforme lembrou Marc Bloch, o recurso à “maquinaria” era apenas um meio de os monges se conservarem disponíveis para o mais importante, o essencial, quer dizer, o Opus Dei, a oração, a vida contemplativa. Longe de ser uma instalação corrente, o moinho era uma raridade, uma curiosidade, e a sua construção por monges passava, aos olhos contemporâneos, mais como prova de saber quase sobrenatural, quase dos monges, do que como exemplo de sua habilidade técnica. (...) Este trabalho monástico tem, sobretudo, aspecto penitencial. É porque o trabalho manual se liga à queda, à maldição divina e à penitência, que os monges, penitentes profissionais, penitentes de vocação, penitentes por excelência, devem dar esse exemplo de mortificação.
(LE GOFF, Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Editorial Estampa, 1995, p. 45.)
Com base no texto e nos seus conhecimentos, explique no que consistia a servidão na Europa Ocidental durante o feudalismo.
A servidão, durante a Idade Média, consistiu na mais importante modalidade de trabalho na Europa Ocidental. Os servos (camponeses) tinham vínculos com a terra e, pelo direito de usá-la para seu sustento e em troca de proteção, eram explorados e submetidos a diversas obrigações pelos nobres detentores das terras.

4. (Unesp/Adaptada) O fragmento abaixo descreve o funcionamento da estrutura feudal. Leia-o com atenção.
O sistema feudal, em última análise, repousava sobre uma organização que, em troca da proteção, frequentemente ilusória, deixava as camadas de trabalhadores à mercê das camadas parasitárias, e concedia a terra não a quem a cultivava, mas aos capazes de dela se apoderarem.
(Fonte: P. Boissonade, Vida e trabalho na Europa medieval. Apud Leo Huberman, História da Riqueza do Homem.)
Explique a estrutura da sociedade feudal, destacando as relações econômicas e as relações de poder entre as diferentes camadas que dela faziam parte.
 A sociedade feudal, estamental e hierarquizada, compreendia três camadas principais: clero, nobreza e servos. Os dois primeiros eram detentores, respectivamente, da autoridade espiritual (religiosa) e da temporal (política), embora o alto clero, administrador dos feudos eclesiásticos, exercesse os dois poderes. Os senhores dos feudos dominavam o campesinato preso à terra (servos) e, em troca de assistência religiosa e proteção militar, exigiam dele obrigações consuetudinárias em gêneros ou trabalho. A sociedade feudal compreendia ainda segmentos menores, com funções específicas, como os ministeriais (funcionários do feudo), os soldados comandados pelo senhor e os vilões (camponeses livres que trabalhavam no manso senhorial).

5. (UFCE/Adaptada) Leia o texto a seguir:
Heresia (do grego haíresis, hairen) significa escolher. Na época helenística tinha o sentido de doutrina ou escolha. Com o advento do cristianismo, a palavra recebeu uma conotação pejorativa de “doutrina que está fora da Igreja”, ou seja, contrária aos princípios da fé cristã.
(Ribeiro Jr., João. Pequena história das heresias. Campinas: Papirus, 1989. p. 19.)
Cite três elementos que permitiram a consolidação do poder da Igreja na Idade Média.
A consolidação do poder da Igreja foi garantida pelo monopólio do conhecimento, pela transformação de bispos e abades em senhores feudais, o que permitiu o aumento da riqueza material da Igreja, a participação dos clérigos na administração pública e a aproximação entre Igreja e Estado.

Utilize o fragmento abaixo para responder as questões 06 e 07. Ele explica uma das características da Idade Média.
Durante muito tempo, a Idade Média foi considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”. Realmente, na Idade Média houve um declínio das atividades artísticas, literárias e científicas. Mas talvez seja um exagero classificar toda a Idade Média como a “Idade das Trevas”.
(Fonte: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida: Da Pré-História à Idade Média. São Paulo: Ática, 1997, p.203.)

6. Utilizando o fragmento acima e seus conhecimentos, explique por que podemos classificar a cultura medieval, especialmente da Alta Idade Média, como de teocêntrica.
Como a Igreja Católica era a instituição mais poderosa da Idade Média, ela impunha uma cultura impregnada de intensa religiosidade. A produção cultural e ideológica da sociedade feudal foram fortemente influenciadas pelos valores ditados pela Igreja Católica.
7. Aponte a importância dos monges católicos na preservação da cultura greco-romana durante a Idade Média.
Os mosteiros eram os lugares onde se conservava a cultura antiga: o paciente trabalho dos monges copistas, que passavam horas e horas do dia copiando manuscritos antigos, além de produzirem livros religiosos a partir da língua latina.

8. Segundo o historiador francês Georges Duby na época medieval “o campo é tudo. Vastas regiões, a Inglaterra e quase toda a Germânia, não têm uma única cidade.”
(Fonte: DUBY, Georges. Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval, v. 1. Lisboa: edições 70, 1987, p. 19.)
Com base no fragmento e nos seus conhecimentos, podemos concluir que as principais características do feudalismo eram
a) sociedade de ordens, economia levemente industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) sociedade estamental, economia tipicamente artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela ausência do cristianismo.
c) sociedade de ordens, economia terciária e competitiva, centralização política e mentalidade religiosa.
d) sociedade de ordens, economia agrária e autossuficiente, fragmentação política e mentalidade fortemente influenciada pela religiosidade.
e) sociedade estamental, economia voltada para o mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.

9. O fragmento e a imagem a seguir descrevem a organização da sociedade feudal.
Na sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e o chefe mais próximo. De escalão em escalão os nós assim formados uniam, tal como se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, dos menores aos maiores.
(Adaptado de BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Lisboa: Edições de 70, 1987, p. 31.)

Com base nas informações fornecidas e utilizando seus conhecimentos sobre o feudalismo europeu, pode-se afirmar que na sociedade feudal 
a) as classes sociais relacionavam-se de forma harmoniosa por incorporarem em suas mentes os princípios elementares do cristianismo.
b) as classes sociais poderiam modificar-se ao longo do tempo, pois isso dependia fundamentalmente da vontade do poder divino do papa.
c) as terras dos feudos eram divididas igualmente entre os vários segmentos sociais, priorizando-se os que dependiam dela para sobrevivência.
d) a organização social possibilitava a mobilidade, permitindo a ascensão dos indivíduos que trabalhassem e acumulassem riqueza material.
e) a estrutura da sociedade era marcada pela ausência de mobilidade, sendo caracterizada por uma hierarquia social dominada por uma instituição cristã. 

10. (Unicamp/Adaptada) Observe a imagem e leia com atenção o seguinte texto do historiador Marc Bloch.
Eis dois homens frente a frente: um que quer servir; o outro que aceita, ou deseja ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais reconhece ‘o homem’ que está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes (...) os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.
(Fonte: BLOCH, M. A sociedade feudal.)

A partir das informações fornecidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre as relações de suserania e vassalagem.
a) No sistema de suserania e vassalagem podemos afirmar que existia uma completa imobilidade, pois o suserano jamais poderia ser vassalo e o vassalo jamais poderia ser suserano.
b) Nas relações feudo-vassálicas a doação do benefício era realizada pelo vassalo em torno do qual agrupavam-se vários suseranos para prestar-lhe serviços militares.
c) Nos sistema de suserania e vassalagem o benefício só poderia ser aceito por um servo símbolo da submissão e da hierarquia social na Europa feudal.
d) Nas relações feudo-vassálicas todos poderiam ser suseranos assim como todos poderiam ser vassalos, dependendo da capacidade de doar e receber benefícios.
e) As relações de vassalagem eram expressamente proibidas entre os membros da Igreja Católica, pois estes como estavam totalmente voltados para a vida espiritual dificilmente acumulavam terras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário