Temas da Alta Idade Média: a formação do feudalismo, nascimento e expansão do islamismo e o poder da Igreja
Para aquecer a mente... um vídeo sobre a estrutura e funcionamento da sociedade feudal.
Com base no texto abaixo, que
se refere ao Islamismo, responda as questões 01 e 02.
A
religião pregada por Maomé fundia elementos cristãos e judaicos com tradições
puramente árabes. O resultado foi expresso no Corão de uma maneira considerada
definitiva. O muçulmano passou a exprimir-se nos domínios da arte e do
pensamento de acordo com a tradição de onde vivia. Os árabes trouxeram muitos
de seus elementos para o mundo cristão europeu.
(Adaptado de
ESPINOSA, Fernanda. Antologia de
textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1991, p. 89 e 107.)
1. Cite
dois princípios fundamentais da crença islâmica.
Cinco orações diárias; peregrinação à Meca uma vez na vida;
jejum de Hamadã; participar da Guerra Santa (Jihad); doar esmolas; não consumir
bebidas alcoólicas.
2. Explique
a influência da religião islâmica na política da Península Arábica, por volta
do século VII d.C.
O Islamismo estimulou a centralização do poder: as tribos
árabes, que tinham poder descentralizado, passaram a ser governadas pelos
sucessores do Profeta, os califas.
3. O
texto a seguir explica o significado de trabalho manual para os homens que
viviam na época do feudalismo. Leia-o atentamente e, depois, responda a
questão.
Conforme
lembrou Marc Bloch, o recurso à “maquinaria” era apenas um meio de os monges se
conservarem disponíveis para o mais importante, o essencial, quer dizer, o Opus
Dei, a oração, a vida contemplativa. Longe de ser uma instalação corrente, o
moinho era uma raridade, uma curiosidade, e a sua construção por monges
passava, aos olhos contemporâneos, mais como prova de saber quase sobrenatural,
quase dos monges, do que como exemplo de sua habilidade técnica. (...) Este
trabalho monástico tem, sobretudo, aspecto penitencial. É porque o trabalho
manual se liga à queda, à maldição divina e à penitência, que os monges,
penitentes profissionais, penitentes de vocação, penitentes por excelência,
devem dar esse exemplo de mortificação.
(LE GOFF,
Jacques. Para um novo conceito de
Idade Média. Lisboa: Editorial Estampa, 1995, p. 45.)
Com base no texto e nos seus
conhecimentos, explique no que consistia a servidão na Europa Ocidental durante
o feudalismo.
A servidão, durante a Idade Média, consistiu na mais
importante modalidade de trabalho na Europa Ocidental. Os servos (camponeses)
tinham vínculos com a terra e, pelo direito de usá-la para seu sustento e em
troca de proteção, eram explorados e submetidos a diversas obrigações pelos
nobres detentores das terras.
4. (Unesp/Adaptada)
O fragmento abaixo descreve o funcionamento da estrutura feudal. Leia-o com atenção.
O
sistema feudal, em última análise, repousava sobre uma organização que, em
troca da proteção, frequentemente ilusória, deixava as camadas de trabalhadores
à mercê das camadas parasitárias, e concedia a terra não a quem a cultivava,
mas aos capazes de dela se apoderarem.
(Fonte: P.
Boissonade, Vida e trabalho na Europa medieval. Apud Leo Huberman, História da Riqueza do Homem.)
Explique a estrutura da
sociedade feudal, destacando as relações econômicas e as relações de poder
entre as diferentes camadas que dela faziam parte.
A sociedade feudal,
estamental e hierarquizada, compreendia três camadas principais: clero, nobreza
e servos. Os dois primeiros eram detentores, respectivamente, da autoridade
espiritual (religiosa) e da temporal (política), embora o alto clero, administrador
dos feudos eclesiásticos, exercesse os dois poderes. Os senhores dos feudos
dominavam o campesinato preso à terra (servos) e, em troca de assistência
religiosa e proteção militar, exigiam dele obrigações consuetudinárias em
gêneros ou trabalho. A sociedade feudal compreendia ainda segmentos menores,
com funções específicas, como os ministeriais (funcionários do feudo), os
soldados comandados pelo senhor e os vilões (camponeses livres que trabalhavam no
manso senhorial).
5.
(UFCE/Adaptada) Leia o texto a seguir:
Heresia
(do grego haíresis, hairen) significa escolher. Na época helenística tinha o
sentido de doutrina ou escolha. Com o advento do cristianismo, a palavra
recebeu uma conotação pejorativa de “doutrina que está fora da Igreja”, ou
seja, contrária aos princípios da fé cristã.
(Ribeiro
Jr., João. Pequena história das
heresias. Campinas: Papirus, 1989. p. 19.)
Cite três elementos que
permitiram a consolidação do poder da Igreja na Idade Média.
A consolidação do poder da Igreja foi garantida pelo
monopólio do conhecimento, pela transformação de bispos e abades em senhores
feudais, o que permitiu o aumento da riqueza material da Igreja, a participação
dos clérigos na administração pública e a aproximação entre Igreja e Estado.
Utilize o fragmento abaixo
para responder as questões 06 e 07. Ele explica uma das características
da Idade Média.
Durante
muito tempo, a Idade Média foi considerada um período de ignorância e
superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”. Realmente, na
Idade Média houve um declínio das atividades artísticas, literárias e
científicas. Mas talvez seja um exagero classificar toda a Idade Média como a
“Idade das Trevas”.
(Fonte: PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e
Vida: Da Pré-História à Idade
Média. São Paulo: Ática, 1997, p.203.)
6.
Utilizando o fragmento acima e seus conhecimentos, explique por que podemos
classificar a cultura medieval, especialmente da Alta Idade Média, como de
teocêntrica.
Como a Igreja Católica era a instituição mais poderosa da
Idade Média, ela impunha uma cultura impregnada de intensa religiosidade. A
produção cultural e ideológica da sociedade feudal foram fortemente
influenciadas pelos valores ditados pela Igreja Católica.
7.
Aponte a importância dos monges católicos na preservação da cultura
greco-romana durante a Idade Média.
Os mosteiros eram os lugares onde se conservava a cultura
antiga: o paciente trabalho dos monges copistas, que passavam horas e horas do
dia copiando manuscritos antigos, além de produzirem livros religiosos a partir
da língua latina.
8.
Segundo o historiador francês Georges Duby na época medieval “o campo é tudo.
Vastas regiões, a Inglaterra e quase toda a Germânia, não têm uma única cidade.”
(Fonte:
DUBY, Georges. Economia rural e vida
no campo no Ocidente Medieval, v. 1. Lisboa: edições 70, 1987, p. 19.)
Com base no fragmento e nos seus
conhecimentos, podemos concluir que as principais características do feudalismo
eram
a) sociedade de ordens, economia levemente
industrial, unificação política e mentalidade impregnada pela religiosidade.
b) sociedade estamental, economia tipicamente
artesanal, organização política descentralizada e mentalidade marcada pela
ausência do cristianismo.
c) sociedade de ordens, economia terciária e
competitiva, centralização política e mentalidade religiosa.
e) sociedade estamental, economia voltada para o
mercado externo, fragmentação política e ausência de mentalidade religiosa.
9. O
fragmento e a imagem a seguir descrevem a organização da sociedade feudal.
Na
sociedade feudal, o vínculo humano característico foi o elo entre subordinado e
o chefe mais próximo. De escalão em escalão os nós assim formados uniam, tal
como se tratasse de cadeias infinitamente ramificadas, dos menores aos maiores.
(Adaptado de
BLOCH, Marc. A sociedade feudal.
Lisboa: Edições de 70, 1987, p. 31.)
Com base nas informações
fornecidas e utilizando seus conhecimentos sobre o feudalismo europeu, pode-se afirmar que na sociedade feudal
a) as classes sociais relacionavam-se de forma
harmoniosa por incorporarem em suas mentes os princípios elementares do
cristianismo.
b) as classes sociais poderiam modificar-se ao
longo do tempo, pois isso dependia fundamentalmente da vontade do poder divino
do papa.
c) as terras dos feudos eram divididas igualmente
entre os vários segmentos sociais, priorizando-se os que dependiam dela para
sobrevivência.
d) a organização social possibilitava a mobilidade,
permitindo a ascensão dos indivíduos que trabalhassem e acumulassem riqueza
material.
10. (Unicamp/Adaptada)
Observe a imagem e leia com atenção o seguinte texto do historiador Marc Bloch.
Eis
dois homens frente a frente: um que quer servir; o outro que aceita, ou deseja
ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do
segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda
acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a personagem que oferece as mãos
pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais reconhece ‘o homem’ que
está na sua frente. Depois, chefe e subordinado beijam-se na boca: símbolo de
acordo e de amizade. Eram estes (...) os gestos que serviam para estabelecer um
dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu.
(Fonte: BLOCH,
M. A sociedade feudal.)
A partir das informações
fornecidas e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre as relações
de suserania e vassalagem.
a) No sistema de suserania e vassalagem podemos
afirmar que existia uma completa imobilidade, pois o suserano jamais poderia
ser vassalo e o vassalo jamais poderia ser suserano.
b) Nas relações feudo-vassálicas a doação do
benefício era realizada pelo vassalo em torno do qual agrupavam-se vários
suseranos para prestar-lhe serviços militares.
c) Nos sistema de suserania e vassalagem o
benefício só poderia ser aceito por um servo símbolo da submissão e da
hierarquia social na Europa feudal.
e) As relações de vassalagem eram expressamente
proibidas entre os membros da Igreja Católica, pois estes como estavam
totalmente voltados para a vida espiritual dificilmente acumulavam terras.
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