terça-feira, 10 de junho de 2014

Exercícios Vestibulares: A crise de 1929

A crise de 1929 e o colapso do capitalismo

Antes de realizar os exercícios, vale a pena assistir a um pequeno vídeo sobre a Crise de 1929.


1. (FGV) A crise norte-americana de 1929 repercutiu na América Latina, com graves consequências sociais políticas e econômicas, provocando, entre outros acontecimentos
a) a privatização das empresas petrolíferas no México, por Lázaro Cárdenas, para recuperar a economia.
b) o surgimento de governos autoritários e repressivos, como ocorreu na Guatemala e em El Salvador.
c) a ascensão de Anastásio Somoza ao poder em Honduras, com vistas a garantir a consolidação da democracia.
d) a invasão do Panamá, pela importância vital do canal para a economia da América do Norte.
e) o aumento do comércio exterior de Cuba, com o crescimento da exportação de açúcar.

2. (FGV) A política de recuperação econômica e social adotada pelo presidente Roosevelt dos Estados Unidos nos anos 30, denominada New Deal, propunha, entre outras medidas
a) a liberação dos preços dos produtos básicos e o aumento da jornada de trabalho;
b) o fim da intervenção do Estado na economia e a utilização do trabalho do menor;
c) a proibição da formação de associações sindicais e a extinção da previdência social;
d) a concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados e o aumento do nível de emprego para os operários;
e) o incentivo à utilização do capital estrangeiro e a liberdade para a formação de cartéis.

3. (UFRJ) Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 [...]. Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente [...] eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de um animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender o que acontecia com eles. Tinham sido criados para trabalhar, e – vejam! – era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa sempre era sua.
(Fonte: Orwell, George. “O Caminho para Wigan Pier”, In: História do século XX. São Paulo, Abril Cultural, 1974, vol. 6, p. 1351.)
O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-
americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929.
a) Comente um problema que a economia norte-americana enfrentou ao longo da década de 1920 e que colaborou para a crise de 1929.
b) Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores.

4. (Unesp) Encontrando-se o Estado em situação de poder calcular a eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma responsabilidade cada vez maior na organização direta dos investimentos.
(J. M. Keynes. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1936.)
O ponto de vista de Keynes opõe-se a uma teoria econômica que predominou na política governamental dos Estados Unidos da América nos anos imediatamente anteriores à crise de 1929. Baseando-se nestas informações, responda.
a) A que teoria econômica Keynes se opunha?
b) Exemplifique, com duas medidas implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para superar os efeitos sociais da crise econômica de 1929.

5. (Mack) No século passado, ocorreu a crise de 1929. Assinale a alternativa que apresenta algumas das suas causas.
a) A superprodução de mercadorias e a saturação dos mercados consumidores.
b) O surgimento de ideologias, como o Fascismo e o Nazismo.
c) A diminuição do crédito bancário e o aumento de impostos para as importações.
d) O equilíbrio entre a produção agrícola e o comércio mundial.
e) A quebra da colheita e a demanda ilimitada da indústria automotiva.

RESPOSTAS:
1. A
2. D
3. a) Na agricultura, com o final da Primeira Guerra Mundial, os preços diminuíram no mercado internacional e a superprodução de grãos não encontrou mercados suficientes para absorvê-la, levando muitos fazendeiros à falência; nas áreas urbanas, a expansão industrial foi acompanhada da concentração de renda, estagnação dos salários das classes trabalhadoras e do desemprego em função do grande desenvolvimento tecnológico, o que no conjunto acarretou em uma queda na capacidade interna de consumo; pôr outro, a recuperação econômica europeia no pós-guerra trouxe como resultado a queda na compra de bens industriais norte-americanos, o que reduzia a capacidade de exportação dos EUA. Além disso, a redução nos lucros levou os empresários a especular com as ações de suas empresas, o que provocou a desconfiança dos investidores.
b) Dentre as medidas, pode-se mencionar: incentivo à construção de obras públicas, oferecendo novas oportunidades de emprego; criação do salário-desemprego; redução da jornada de trabalho; controle da produção visando a manutenção dos preços dos produtos básicos; fixação de um salário mínimo; ampliação
do sistema de previdência social.
4. a) Liberalismo.
b) Ao adotar uma política intervencionista, o governo Roosevelt combateu os efeitos sociais da crise adotando as seguintes medidas:
• combate ao desemprego com a criação de frentes de trabalho;
• ampla política de financiamento agrícola para viabilizar inclusive a pequena propriedade;
• criação do seguro desemprego para garantir uma forma de rendimento mínimo ao desempregado;
• investimentos em obras públicas, mobilizando mão-de-obra ociosa.
5. A



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